Varal Automatizado, Monitoramento de Abastecimento de Combustível e Casa Automatizada para Combate a Incêndio foram alguns dos projetos apresentados durante o Mostratech, nesta segunda-feira (13). O evento da etech, Escola Tecnológica da FPFtech, reúne trabalhos desenvolvidos pelas turmas do curso de Automação Industrial, que são apoiadas pelas empresas Gertec e Foxconn.

“O intuito da Mostra é desafiar os alunos a pensar soluções de problemas reais, utilizando o conhecimento que estão adquirindo, e apresentando-as para a sociedade por meio dos projetos que desenvolveram”, explicou a diretora da etech, Nancy Cavalcante.

A aluna Ingrid Barros participou da elaboração do projeto Casa Automatizada para Combate a Incêndio. “Em caso de incêndio, chega uma notificação no celular do proprietário e automaticamente a casa combate o fogo com uma válvula que libera água. Nós também fizemos um sistema que é capaz de desligar a energia elétrica e disparar um sonar de alarme”, contou.

Outra solução tecnológica apresentada foi o Varal Automatizado. A aluna Renata Loureiro explicou que o equipamento possui sensor de chuva, que aciona um sistema de rotação para fazer a exposição ou recolhimento das roupas. “O nosso projeto foi pensado primeiramente na praticidade, além da economia de água e energia, trazendo uma solução sustentável para as pessoas”, afirmou.

No projeto Monitoramento de Abastecimento de Combustível, os alunos desenvolveram um sistema que garante ao consumidor que ele receba a quantidade correta de combustível pelO qual pagou, evitando qualquer tipo de fraude.

Sobre a etech

A etech, Escola Tecnológica da FPFtech, tem o objetivo de qualificar profissionais para a Indústria 4.0, suprindo as demandas do Polo Industrial de Manaus (PIM). Atualmente, é ofertado o curso de Automação Industrial, que conta com três turmas.

Nas salas de aula e nos laboratórios, os alunos aprendem os conceitos teóricos e práticos dos componentes curriculares de seus cursos e os aplicam por meio da realização de projetos.

Parte dos professores da etech é constituída por profissionais da FPFtech, o que possibilita a interação entre as duas áreas institucionais: educação e desenvolvimento tecnológico.

Fotos: CIEAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui