O secretário de Administração e Gestão, Fabrício Barbosa, representou o Governo do Amazonas, nesta quarta-feira (02/08), em Brasília, no lançamento da construção participativa da Estratégia Nacional de Governo Digital (ENGD), feito pela ministra de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck. Manaus sediará workshop e oficinas participativas.

O objetivo do Governo Federal, por meio do MGI, é construir de forma colaborativa, um conjunto de recomendações estratégicas para a transformação digital da administração pública, que aponte para uma boa qualidade da prestação dos serviços públicos do país nos próximos quatro anos.

“É importante a elaboração da ENGD com a participação de todos. Porque o governo digital é de todos. Estamos pactuando aqui uma agenda com todos os entes federativos. Temos 25 estados presentes e todos os envolvidos na construção dos governos digitais. Vamos fortalecer instrumentos de gestão pública, e assim, promover uma integração federativa em prol da melhor experiência da sociedade na interação com os governos”, destacou a Ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck.

A partir de agora, começa um processo de escuta e compartilhamento para consolidar na Estratégia Nacional as melhores experiências e lições aprendidas. Assim, o governo federal pretende contemplar a visão de diversas localidades, seja de gestores federais e locais, seja da sociedade civil organizado, academia ou entidades representativas.

Fabrício Barbosa destaca que o governo digital é um projeto especial do Governador Wilson Lima. “Já estamos em ações, com o apoio do Prosamin+ e recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento, o BID, para transformar a gestão pública no Amazonas. “Iremos atuar em colaboração, pavimentando projetos futuros, compartilhando experiências, promovendo e definindo ações para transformar processos e entregar excelência nos serviços aos cidadãos”, afirmou o secretário.

Na programação de lançamento da ENGD, a Secretaria de Governo Digital  (SGD) promoveu reuniões técnicas entre as equipes do MGI e secretários estaduais para apresentação das prioridades estratégicas, escutas de demandas gerais e específicas dos entes estaduais.

Entre as prioridades estão como estratégicas a consolidação da plataforma Gov.BR, estabelecer a infraestrutura nacional de dados, implementar e expandir identidade digital e nova CNH, expandir o governo digital em estados e municípios, além de fortalecer a maturidade da privacidade e segurança da informação.

Fonte: JCAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui