Manaus vive grande expectativa de alavancar o setor naval, um mercado ainda incipiente na região, sem o nível de profissionalismo e tecnológico como requerem as atividades em centros mais desenvolvidos.

Até maio deste ano, a capital vai sediar um dos maiores eventos do segmento, reunindo expertises de outros Estados do Brasil e de vários países. E as estimativas de negócios são de pelo menos US$ 50 milhões, segundo Lucas Varela, um dos dirigentes da Navegistic, empresa que nasceu em Assunção, capital do Paraguai, trazendo agora a sua experiência de 10 anos de realizações efetivas para a capital do Amazonas.

“No arco norte, já existe uma infraestrutura naval muito forte. O que pretendemos trazer é empresas interessadas nesses investimentos, não só do exterior, como também de outras regiões do Brasil”, explica Varela, engenheiro de formação, com larga expertise na atividade.

No Brasil, Manaus é pioneira em receber a Feira de Logística Fluvial Intermodal da América do Sul, à qual a Navegistic empresta o nome. Ela é uma das principais vitrines do continente para a efetividade de negócios milionários na área, ressalta o dirigente da empresa.

Nela estarão expostos produtos de última geração tecnológica, com grandes potencialidades de atrair investidores de várias regiões do Brasil e do mercado internacional, interessados em ampliar o seu raio de atuação.

O lançamento da 10ª edição no Studio 5, ainda não confirmado pelos organizadores, está previsto para acontecer em 2 de março deste ano, às 19h30, com duração de uma hora, no Centro de Convenções do espaço, na avenida Rodrigo Otávio, na região do Distrito Industrial, entre as zonas Sul e Leste da cidade.

Será uma prévia das megas discussões sobre logística fluvial que acontecerão daqui a três meses.  O shopping também abrigará a feira que vai durar três dias – de 16 a 18 de maio, das 15h às 21h.

Além da presença de potenciais investidores, expertises brasileiras e internacionais farão palestras sobre os mais variados temas ligados ao setor fluvial. Os principais assuntos a serem abordados são: navegação, logística e hidrovia; indústria, negócios e treinamento; engenharia naval e náutica; e indústria e comércio internacional.

Segundo Lucas Varela, a feira da Navegistic é, hoje, o mais importante evento de logística intermodal da América do Sul, expandindo-se do Paraguai, onde o segmento movimenta recursos bilionários, oferecendo uma infraestrutura sólida aos clientes. A conferência, na realidade um mega congresso, promete disponibilizar ao público interessado as últimas novidades da engenharia naval e fluvial.

Organização

Participam da organização do congresso a Ocinf (Oil Companies Internacional Marine Forum), Abani (Associação Brasileira de Navegação Rios Interiores) e a Sobena (Sociedade Brasileira de Engenharia Naval).

As estimativas são de um público de aproximadamente 400 pessoas nos três dias do evento, com 80 estandes contendo os mais variados equipamentos e avanços tecnológicos que estarão expostos no Studio 5.

A cada edição, a feira registra um crescimento de, no mínimo, 30% sobre o nível de atração de novos negócios. E o mercado brasileiro se apresenta como muito estratégico por possuir também um sólido sistema operacional –tem uma ampla rede hidrográfica, com 63 mil quilômetros de rios.

Porém, ainda são utilizados comercialmente pela navegação interior apenas 30,9% da rede fluvial do país, corroborando para novos investimentos. Outro dado que se apresenta como muito oportuno para alavancar o setor –apenas 5% da movimentação de cargas no território nacional é realizada por meio desse tipo de transporte naval.

Outro aspecto positivo é que, em termos de densidade, o Brasil dispõe de apenas 2,3 quilômetros de hidrovias economicamente utilizáveis para cada mil quilômetros quadrados de área. E o objetivo é transformar esse cenário, gerando maior interesse de grupos comerciais.

“A partir deste ano, toda essa experiência, contato e desenvolvimento de negócios atraca também em Manaus, gerando serviços, conhecimento e tecnologia para ajudar no crescimento e volume de investimentos, como fazemos há dez anos no Paraguai”, acrescenta Lucas Varela, que não esconde seu entusiasmo pelo sucesso amealhado com a realização do evento.

A Navegistic também foca suas atividades no lado social. Paralelamente, a cada edição, escolhe uma entidade filantrópica que receberá seu apoio financeiro, segundo Lucas Varela. Em Manaus, a escolhida foi uma ONG que recebe menores órfãos de pai e mãe, dando assistência e encaminhamento para adoção, dependendo do caso específico.

O engenheiro Matheus Araújo vê a feira internacional como grande oportunidade para mostrar as potencialidades econômicas da navegação fluvial no Amazonas. Segundo ele, o evento está sendo aguardado como muitas expectativas no Estado.

Ele é ex-presidente do Sindnaval (Sindicato da Indústria da Construção Naval, Náutica, Offshore e Reparos do Amazonas), e agora faz parte da diretoria da entidade.

“O evento de conotação internacional vai trazer muitos benefícios para o setor regional, atraindo empresários de vários países, não só do Brasil”, ressalta ele.”É um evento mundial multissetorial”, afirma.

Segundo Araújo, o mercado naval experimentou hoje um novo boom nos negócios, abrindo novas possibilidades de grandes investimentos. “É dentro desse contexto que apostamos em uma reviravolta no cenário da navegação fluvial no Amazonas”, acrescenta o empresário.

Fonte: JCAM

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui