Segundo dados preliminares, volume de vendas de veículos registrou crescimento de 6,3% em relação a novembro e 4,8% na comparação com 2021

 atualizado 03/01/2023 8:36

Dados preliminares mostram que a indústria de veículos no Brasil registrou o melhor mês de dezembro, em vendas, dos últimos dois anos.

No mês passado, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, 216,9 mil unidades foram vendidas no país – o melhor resultado para o mês desde dezembro de 2020 (244 mil). Os dados foram publicados pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Em relação a novembro do ano passado, o volume de vendas registrou um crescimento de 6,3%. Já na comparação com dezembro de 2021, a alta foi de 4,8%.

Com o resultado, 2022 terminou com um total de 2,1 milhões de veículos vendidos, praticamente mantendo o patamar verificado no ano anterior (2,12 milhões), com uma pequena oscilação negativa de 0,7%.

Os números estão sujeitos a alguns ajustes. Os balanços oficiais devem ser divulgados até o fim desta semana pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenrabrave) e pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

A indústria de veículos no Brasil terminou o primeiro semestre de 2022 com uma queda acumulada de 14,5%. Na segunda metade do ano, houve uma melhora na oferta de automóveis, com o arrefecimento da crise de abastecimento, o que levou ao aumento das vendas nos últimos meses do ano.

As paralisações das fábricas, por causa da escassez global de componentes eletrônicos, diminuíram de ritmo no segundo semestre, em meio à desaceleração de algumas das principais economias do mundo, o que aliviou a demanda por peças.

Fonte: Metrópolis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui