Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que, em 2022, Manaus foi a capital do Norte que mais vendeu veículos elétricos, chegando a 451 unidades.

Levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostra que, em 2022, Manaus foi a capital da região Norte que mais vendeu veículos elétricos, chegando a 451 unidades. O estudo mostra que as vendas do segmento têm crescido em todo o país, tendo evoluído a participação no mercado de 1,8% para 2,5% entre 2021 e 2022.

Manaus aparece na décima segunda posição entre as capitais do país em vendas de carros elétricos em 2022 e a primeira da região Norte, à frente de Belém, que registrou a venda de 340 veículos; Porto Velho (123); Palmas (117); Macapá (63), Boa Vista (50) e Rio Branco (47).

Emplacamentos

A capital do Amazonas também lidera em emplacamentos de veículos elétricos na região Norte. Em 2022, foram emplacados 451 carros do segmento. São Paulo lidera o ranking tanto de venda quanto de emplacamentos entre as capitais do país. Foram vendidos 16.015 eletrificados no ano passado na capital paulista.

Concentração

Segundo a ABVE, o mercado de veículos elétricos no Brasil em 2022 se concentrou mais nas cidades da região Sudeste, que respondeu por 49% das vendas. A razão da concentração deve-se, principalmente, à maior oferta de veículos e também maior número de pontos de recarga.

São Paulo, segundo a associação, também se destaca por oferecer incentivos aos consumidores para aquisição dos carros com esse tipo de tecnologia, principalmente isenção de impostos.

Mais vendidos

No país, destacam-se as vendas de veículos plug-in (híbridos ou 100% elétricos), cuja bateria pode ser recarregado em um eletroposto ou outra fonte externa de energia. As montadoras oferecem 128 modelos no segmento, sendo os cinco mais vendidos: Corolla Cross Toyota; Corolla Altis Toyota; Tiggo 5X e Tiggo 8, da Caoa Chery; e o XC40, da Volvo.

Fonte: Real Time 1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui