Instituído em 2020, marco regulatório visa garantir que 99% dos brasileiros tenham água tratada em suas residências e que 90% tenham seus resíduos coletados e tratados até 2033

Tomando como base o direito constitucional ao saneamento básico e todas as estruturas e serviços voltados à distribuição de água tratada, assim como a coleta e tratamento das águas residuais, o Novo Marco Legal do Saneamento, instituído em 2020, segue em trâmite pelo país.

De acordo com um relatório do Instituto Trata Brasil (ITB), publicado em abril de 2022, mais de 100 milhões de pessoas não possuem serviço de coleta de esgoto e outras 35 milhões ainda não têm acesso à água tratada. Uma realidade que promete ser transformada a partir da nova medida legal, cujo objetivo é garantir que 99% dos brasileiros tenham a água em suas residências e que 90% tenham seus resíduos coletados e tratados até o final de 2033.

Diante de alguns obstáculos, como a resistência de alguns municípios à regionalização, quando a prestação de serviços acontece de forma unificada, abrangendo mais de uma cidade – e configura uma norma federal para a alocação de verbas e concessão de recursos da União -, novos prazos devem ser em breve determinados para que todas as localidades se adequem às exigências e concentrem esforços para a empreitada.

“Salvo alguns atrasos, trata-se de uma questão de tempo para que todos os brasileiros tenham esse direito cumprido. Temos visto uma grande movimentação de empresas, especialmente as que fornecem soluções ao setor de saneamento, a fim de prepararem suas operações para absorver as novas demandas que estão por vir”, destaca Marcos Barbosa, CEO da Krominox, líder nacional na produção de tubos em aço inoxidável.

Com o objetivo de ampliar sua presença de mercado e expandir sua atuação a novos setores, como o de saneamento, a empresa anunciou recentemente a aquisição da Master Hidráulica, passando a produzir itens de alta demanda do segmento, como cavaletes padrão Sabesp, hidrômetros, conexões, tubetes em latão e em polipropileno, registros de gaveta e muitas outras ferramentas voltadas ao saneamento.

“Acompanhamos todas as mais recentes movimentações de mercado e sabemos o quanto o setor de hidráulica e saneamento precisará de parceiros de peso, especialmente quando observamos os avanços do Marco Legal. Acreditamos, inclusive, que este seja um dos segmentos com maior potencial de desenvolvimento nos próximos anos. Este passo assegura que estaremos prontos para atender, com efetividade, as próximas demandas das iniciativas públicas e privadas”, declara o executivo.

Sobre as demais iniciativas da companhia voltadas ao setor de saneamento básico, Barbosa evidencia os investimentos realizados na nova divisão de caldeiraria para aço inox na Maxitubos, outra unidade que integra o conglomerado de empresas do grupo e responsável por produzir uma ampla gama de tubos de aço inox com costura, essenciais para compor as novas tubulações, diante da alta durabilidade, resistência e custo-benefício oferecidos pela composição da liga metálica.

Para mais informações sobre a Krominox, acesse: www.krominox.com.br

Sobre a Krominox

Presente no mercado do aço há 25 anos, a Krominox é uma das principais empresas brasileiras especializadas na fabricação de tubos e soluções em aço inoxidável. Com forte atuação no setor sucroalcooleiro e líder no segmento de papel e celulose, a Krominox demonstra toda sua expertise e qualidade para a fabricação de tubos personalizáveis, dentro de todos os diferentes padrões de bitolas e comprimento sob medida, de acordo com a necessidade específica de cada projeto. A empresa fabrica e fornece soluções também aos setores automotivo, alimentício, saneamento e tratamento, farmacêutico, químico e petroquímico, entre outros. www.krominox.com.br

Fonte: PRESS MANAGER – IMPRENSA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui