Klaus Gutierres

Promover uma mudança na gestão industrial passa pela integração de tecnologia à produção. Mais do que a forma como o trabalho é realizado, a automatização dos processos incentiva o surgimento de novas ideias, já que os profissionais podem se dedicar com afinco a parte estratégica do negócio. Fazer a gestão com informações atualizadas em tempo real permite um olhar mais amplo, com uma integração completa entre indústria, meio ambiente e sociedade. A implantação da Indústria 4.0 representa esse novo modelo, com tecnologias como Big Data, Inteligência Artificial, Computação em Nuvem e Machine Learning, que permitem desenvolver uma rede de integração inteligente. Assim, ferramentas, máquinas, sensores e peças ganham a capacidade de trocar informações, cooperando entre si e com os profissionais.

As informações são disponibilizadas em tempo real e as decisões passam a ser mais rápidas e assertivas, com a análise de dados em qualquer local. Os benefícios para a empresa são diversos: aumento da eficiência (falhas e panes técnicas são identificadas, avaliadas e em alguns casos até corrigidas automaticamente); linha de produção flexível (com a Internet das Coisas (IoT) as tarefas são modificadas com praticidade e agilidade, facilitando a fabricação em sequência e customização de itens diversos, de acordo com a demanda); aumento da inovação em produtos e serviços (é possível experimentar novas ideias com redução de erros e risco de retrabalho significativos). Uso como exemplo prático as mudanças nos processos de produção da Vedacit em Itatiba.

Desde a concepção do projeto até a construção final e a manutenção, a nova fábrica é preparada com a inovação da Indústria 4.0. Por meio de transmissores, instrumentos e controladores programáveis, os processos fabris serão automatizados por equipamentos de última geração. Entre as tecnologias aplicadas estão a impressão de peças de reposição em Impressora 3D, sensores de produção IoT, controle de nível de tanques através de wirelesshart e a fabricação automática de misturas químicas, envases e paletização de produtos. Todas essas ações deixarão a produção mais ágil e dinâmica. Outro benefício é o acompanhamento das atividades de qualquer lugar, fundamental para uma empresa com atuação em todo o país.

A coleta de dados para monitoramento do processo de produção será online, capaz de prevenir e facilitar a tomada de decisão, com tecnologias de baixo custo (IoT), além de controle em tem po real de consumo de água e energia. Para as assistências e treinamentos à distância, será utilizado o recurso da realidade aumentada. Os impactos positivos dessa transformação vão muito além do negócio. Com relação ao meio ambiente, por exemplo, a fábrica da Vedacit de Itatiba terá um sistema de tratamento de efluentes no local e um laboratório piloto com robótica e automação para o desenvolvimento de produtos e processos de fabricação, buscando um aumento do desempenho técnico com o menor consumo de matérias-primas e insumos naturais.

A construção do parque fabril está sendo realizada de acordo com premissas de sustentabilidade, incluindo a conquista da marca 66/110 na certificação LEED – Gold (Leadership in Energy and Environmental Design), que tem como propósito estimular a adoção e aceleração da prática sustentável. As companhias devem ser conscientes sobre a importância de produzir de forma cada vez mais sustentável e assumir compromissos e metas públicas sobre como e quando irão realizá-las. Como consequência dessa evolução na produção, o campo das ideias é expandido e a inovação aberta é o caminho seguinte, com a incorporação de tecnologias e a criação de novos modelos de negócios.

É o caso da Trutec by Vedacit, o primeiro ecossistema de soluções que conecta startups para transformar a indústria da construção civil por meio da tecnologia. A Indústria 4.0 é responsável por uma revolução na produção, mas o grande diferencial é utilizar essa tecnologia pensando em todos os campos de relacionamento de um negócio. Somente quando todos evoluirmos juntos é que essas mudanças terão um impacto significativo no mercado, no meio ambiente e na sociedade.

Fonte: JCAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui