Educação básica; integração com escolas da capital e do interior; cursos técnicos; pesquisa, desenvolvimento e inovação; atividades dedicadas ao lazer e bem-estar. Conheça um pouco do universo por de trás do Sistema Indústria do Amazonas

A dois meses de encerrar as atividades de 2022, o Sistema Indústria do Amazonas (Fieam, Sesi, Senai e IEL) destaca as principais ações desenvolvidas em educação básica, formação de jovens e adultos e na educação profissional ao longo do ano nas escolas do Sesi e do Senai, além das ações lideradas pela Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) para a competitividade do segmento industrial local. “Apesar das dificuldades enfrentadas neste período pós- -pandemia, o setor industrial tem conseguido expandir a produção e acompanhar a melhoria do cenário econômico no país”.

A avaliação é do presidente da Fieam, Antonio Silva, que vê o quadro mais favorável refletido na revisão para cima das estimativas de crescimento feitas pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), que ampliou a projeção de crescimento do PIB brasileiro para 3,1% e de alta de 2% para o setor industrial, de acordo com o Informe Conjuntural do terceiro trimestre, divulgado em 11 de outubro. Antonio Silva também cita como fator positivo a última pesquisa mensal da indústria regional, do IBGE, referente a agosto, que confirma bons ventos para o Amazonas, ao mostrar que o Estado liderou a produção industrial, com crescimento de 7%, eliminando a perda de 4% acumulada nos meses de junho e julho. “E, mais importante, o Estado teve o principal resultado em termos absolutos e a terceira influência positiva sobre o resultado nacional”, assinala Silva.

O levantamento do IBGE confirma avanço produtivo nos segmentos com forte peso na indústria local: informática, produtos eletrônicos e ópticos, duas rodas e bebidas. Para trazer novas alternativas econômicas, com sustentabilidade e estímulo ao empreendedorismo inovador, a Federação das Indústrias e a Bertha Capital lançaram em março o Fundo de Venture Capital Multicotista, o FIP-FIEAM. O fundo pretende investir nos próximos cinco anos em 15 negócios, aproximadamente, com realização de aportes entre R$ 500 mil e R$ 100 milhões em startups da indústria 4.0, que apoiem a digitalização das empresas locais; negócios da bioeconomia, que utilizem o potencial da biodiversidade regional; fintechs, que facilitem o crédito para empresas amazonenses; e travel techs, que impactem positivamente na área turística. No incentivo às boas práticas nas organizações, a Fieam promoveu nos dias 10 a 14 a 1ª Feira da Qualidade, simultaneamente à 23ª Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade no Sesi Clube do Trabalhador, como parte do Programa Qualidade Amazonas (PQA, em parceria com o Sebrae Amazonas e a Semtepi (Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação). Quarenta e uma empresas finalistas do PQA 2022 expuseram os seus produtos e resultados de projetos focados na excelência da gestão organizacional e em seus respectivos processos industriais. Silva lembrou que há 29 anos o PQA tem sido o indicador do nível de excelência das organizações privadas, públicas e militares no Estado do Amazonas. O evento culmina com a realização do Qualishow no dia 25 de novembro no Diamond Convention Center.

No Dia da Inovação (19), em movimento liderado pela Fieam, foi instalado o Conselho Gestor do Programa FIEAM.2030 – Conexão, Inovação e Tecnologia para Desenvolvimento Econômico Regional, responsável por orientar e direcionar o trabalho de comitês criados para unir os atores do Sistema Fieam em favor de um plano estratégico, utilizando-se do máximo da capacidade de entrega e evitando sobreposição de atuação Compõem o Conselho o IEL (Instituto Euvaldo Lodi), Sesi (Serviço Social da Indústria), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), ISI (Instituto SENAI de Inovação) e Sebrae Amazonas (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

E também a Fucapi (Fundação Centro de Pesquisa, Inovação e Negócios), o Cide (Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial), a VB92 Launch Hub (Venture Builder) e o Fundo de Investimentos em Participações FIEAM. Todos voltados a induzir e acelerar atividades econômicas de base tecnológica por meio de startups que atuem em Modernização Industrial, Bioeconômica, Turismo e Fintechs. O Conselho vai coordenar de forma racional as ações voltadas ao segmento de P&D&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) com os atores do Sistema Indústria do Amazonas e demais agentes externos. Silva explica que o Conselho tem a prerrogativa de servir como canal para discussão e alinhamento das atividades que permeiam os entes envolvidos no setor de inovação.

“A expectativa é de que otimizemos o trabalho e alcancemos os resultados pretendidos de maneira ordenada e sob uma ótica alicerçada nas melhores práticas de gestão e compliance”, disse. Sesi investe na educação básica A superintendente do Sesi Amazonas, Rosana Vasconcelos, observa que as seis décadas de estruturação do Sesi/AM têm um histórico muito enraizado com a história de Manaus, visto que a instituição nasceu na capital e com o passar das três primeiras décadas de existência foi interiorizando o seu projeto institucional, que tem como arcabouço principal a educação. “Ao longo desses anos, se olharmos do ponto de vista de realizações sociais, com enfoque na formação de crianças e do ensino de jovens de adultos, tudo isso permeia uma participação muito importante do Sesi para o progresso e o desenvolvimento da cidade, sempre de mãos dadas com a indústria”, disse Rosana, que também destaca o legado da instituição na saúde, tanto a saúde no âmbito de trabalho quanto a saúde preventiva, além da parte do social que envolve o lazer as atividades físicas.

Fonte:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui