O Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente – ENGEMA está na sua XXIV edição, sendo considerado um evento pioneiro no Brasil. É promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo com o apoio da Fundação Instituto de Administração – trata-se de um evento acadêmico realizado anualmente a fim de propiciar o intercâmbio e discussão da produção científico-tecnológica de Gestão da Sustentabilidade Ecológica e Socioeconômica, envolvendo contribuições do Brasil e do Exterior.

O encontro começou ontem (29) e será encerrado nesta quarta-feira (30) e tem como tema: Sustentabilidade e inovação para uma economia de baixo carbono.

Participação do Amazonas

Neste ano, a professora da Universidade Federal do Amazonas. Michele Lins Aracaty e Silva vai levar para o dois trabalhos: Manaus: A Metrópole da Amazônia e o Desafio de se tornar uma cidade Inteligente e Sustentável e Igarapés de Plástico: Impacto do Descarte Incorreto dos Resíduos Sólidos em Manaus. No primeiro ela divide a autoria Nerine Lucia Alves de Carvalho.

Doutora em Desenvolvimento Regional e docente do Departamento de Economia da UFAM, Michele Lins Aracaty e Silva e Nerine Lucia Alves de Carvalho), discutem as peculiaridades da capital do Amazonas, uma metrópole no coração da maior floresta tropical do mundo, de elevado grau de urbanização e industrialização, berço de um polo industrial com grande aderência às características da indústria 4.0, dispõe de uma mão-de-obra qualificada e tem um peso econômico significativo para o PIB estadual.

Igarapés que agonizam

No segundo trabalho, sobre os igarapés, Michele Lins Aracaty e Silva, provoca a reflexão acerca dos impactos do descarte incorreto de resíduos os quais constitui um desafio para os gestores públicos e para todos que habitam áreas urbanas e de grande concentração populacional, ou seja, não é uma peculiaridade da capital amazonense.
De forma específica em relação a Manaus, ela observa: “Porém, quando discutimos o impacto dos resíduos na capital do Amazonas não podemos esquecer que Manaus é cortada por igarapés e este fato fica ainda mais evidente quando através de levantamentos constatamos que parte dos igarapés de Manaus já são considerados mortos pois tiveram as suas nascentes soterradas pelos resíduos ou por assoreamento”, informa.

Sobre o evento

O Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente – ENGEMA está na sua XXIV edição, sendo considerado um evento pioneiro no Brasil, que antecedeu à Rio 92. Por sua importância, desenvolveu uma fiel comunidade interessada na diversificada e altamente relevante temática da sustentabilidade. O evento prioriza a inclusão, oferecendo a oportunidade de participação tanto para pesquisadores experientes como para iniciantes, sejam da área acadêmica, empresarial ou pública. Por isso conta com a participação de palestrantes de renome, pesquisadores, docentes, alunos de pós-graduação e de graduação com projetos de iniciação científica e profissionais de organizações públicas e privadas interessados em conhecer, contribuir e discutir as tendências da gestão da sustentabilidade.

Fonte: Portal Único

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui