Por: Omar Gusmão
O Governo do Amazonas encerrou sua participação na 2ª Exposição Econômica e Comercial China–Países de Língua Portuguesa (C-PLPEX 2025) com avanços em parcerias internacionais e reconhecimento para empresas do estado. O evento ocorreu entre os dias 22 e 25 de outubro, em Macau, na China.
A participação foi organizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), em parceria com o Escritório de Representação do Governo do Amazonas em São Paulo (ERGSP).
A missão resultou em novas conexões comerciais, acordos institucionais, oportunidades de exportação e um prêmio internacional conquistado pela empresa amazonense Hilary Gin.
Parcerias e novas oportunidades
O assessor do Departamento de Atração de Investimentos e Comércio Exterior da Sedecti, Guilherme Vilagelim, destacou os avanços nas articulações com o mercado asiático.
“Firmamos uma parceria com o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), onde nossas amostras de produtos ficarão expostas. O Consulado-Geral do Brasil nos incluiu na lista de divulgação de eventos e vai nos conectar a compradores de frutas e outros produtos da bioeconomia de Macau e Hong Kong”, afirmou.
Durante a missão, também foram iniciadas tratativas com empresas do setor de cassinos e hotelaria, além da confirmação de duas agendas para 2026 — uma com uma fabricante de drones e outra com uma empresa de módulos residenciais tecnológicos.
A comitiva visitou o IPIM, representado por Paulo Madeira, e a Câmara de Comércio China–Brasil, ampliando o diálogo entre o Amazonas e instituições que fomentam negócios entre países lusófonos e a China.
Reconhecimento internacional
O secretário-chefe do ERGSP, Alfredo Lins, avaliou a participação como um marco na internacionalização da economia amazonense. “O Governo do Amazonas encabeça uma iniciativa desse tipo, com o propósito de dar visibilidade internacional aos empreendedores amazonenses. Essa ação evidencia a importância de divulgar a nossa bioeconomia pelo mundo afora, construindo pontes, encurtando distâncias e impulsionando o mercado local voltado à inovação”, declarou.
Lins informou ainda que o Consulado-Geral do Brasil em Hong Kong ofereceu apoio institucional para ampliar a inserção do Amazonas no mercado asiático. Segundo ele, já está em planejamento para 2026 a assinatura de um protocolo de intenções com o IPIM, visando fortalecer o comércio entre o estado e a China.
Hilary Gin ganha prêmio internacional
A empresa Hilary Gin, produtora de destilados artesanais inspirados na biodiversidade amazônica, foi premiada na C-PLPEX 2025, na categoria Aroma e Lenda, durante o jantar de gala realizado no The Venetian Macao, em 22 de outubro.
A diretora da empresa, Raquel Omena, comemorou o reconhecimento. “A Hilary é uma empresa que chegou ao mercado há dois anos e meio e, em 2025, começamos a olhar para o mercado internacional de forma estratégica. A C-PLPEX foi a primeira feira que participamos, e já trazer um prêmio para casa é inexplicável. É um sinal de que estamos no caminho certo”, afirmou.
O destaque da Hilary Gin reforça o potencial das marcas amazonenses no cenário global, especialmente nos setores de bioeconomia, inovação e sustentabilidade.
Além da Hilary Gin, a comitiva amazonense contou com as empresas Neo Power, especializada em energia renovável e instalação de eletropostos, e Amazônia Smart Food, dedicada ao desenvolvimento de tecnologia de alimentos.
Fonte: Real Time 1



