A possibilidade da inclusão de visitas a fábricas do PIM (Polo Industrial de Manaus) no catálogo de atrativos indicados pelo Ministério de Turismo foi abordada nesta terça-feira (27), em evento celebrativo ao Dia Internacional do Turismo realizado na capital do Amazonas. O encontro promovido pela Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas) ocorreu no auditório da instituição e contou com a presença do ministro do Turismo, Carlos Brito.

O superintendente da Suframa, Algacir Polsin, explicou o funcionamento do projeto “Zona Franca de Portas Abertas”, iniciativa da Suframa -em parceria com a Amazonastur e agências de turismo -que leva grupo de visitantes a conhecer as linhas de produção de fábricas do PIM. Em seguida, Polsin sugeriu a inserção do projeto no rol de atividades oficiais selecionadas pelo Ministério do Turismo.

“Sugerimos o Zona Franca de Portas Abertas como mais um produto na prateleira do Ministério do Turismo porque, além de ser uma atração muito interessante para os turistas, é um projeto que se alinha plenamente com a ideia de valorizar a indústria da Zona Franca de Manaus, ao mesmo tempo em que denota a importância de agregar novas vertentes econômicas para a região. Assim como a mineração sustentável, a Bioeconomia, entre outros, o turismo deve ser incentivado na Amazônia”, defendeu.

Em resposta, o ministro do Turismo, Carlos Brito, afirmou que o incentivo à visitação de fábricas do PIM coincide com os objetivos do ministério de valorizar o turismo de negócios. “Nós temos trabalhado muito com o turismo de negócios, que cresce a cada dia. No último ano, tivemos crescimento de mais de 300%. Então, podemos, sim, fazer esse alinhamento com a sua equipe, superintendente, porque é o que estamos fazendo em todo o Brasil e temos certeza que é um turismo que tem a tendência de crescer mais ainda, então vamos trabalhar juntos, sim”, observou.

Além da celebração do Dia Mundial do Turismo, Carlos Brito está em Manaus para se reunir com o trade turístico do Amazonas. Na visita também estão previstas atividades no rio Negro e no Teatro Amazonas.

Durante o feriado no início do mês de setembro, cerca de 100 turistas vieram de São Paulo por intermédio de agências de viagens que incluíram nos roteiros turísticos a visitação às fábricas Caloi e Yamaha. Parte dos visitantes, formada por alunos finalistas do colégio Nossa Senhora da Graça, também teve oportunidade de assistir a uma palestra na sede da Suframa sobre o modelo Zona Franca de Manaus e sua importância para o desenvolvimento regional.

Fonte: JCAM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui