Nos mais de 122 mil conteiners, a principal carga movimentada era de produtos eletrônicos usados para abastecer a Zona Franca de Manaus.

O Super Terminais, o mais eficiente terminal privativo no Polo Industrial de Manaus, movimentou 741.469,80 toneladas até o final de novembro. Este volume foi 72 % maior que o de 2021, quando foram movimentados 429.548,38 toneladas no terminal portuário.

Nos mais de 122 mil contêineres, a principal carga movimentada era de produtos eletrônicos usados para abastecer a Zona Franca de Manaus.  A projeção é que logo no primeiro semestre de 2023 os três novos guindastes elétricos adquiridos pelo terminal portuário passem a operar, o que trará uma melhoria de 25% de produtividade.

Segundo Marcello Di Gregorio, diretor do Super Terminais, o ano de 2022 foi muito positivo para a companhia, principalmente pelo ponto de vista de produtividade. “Hoje, possuímos a melhor média de estadia de navios da região de Manaus, que chega a 44 horas. Superamos nosso próprio recorde de movimentações por hora oito vezes esse ano”, complementa.

Para Aníbal Simões Lima, gerente operacional do Super Terminais, a média de permanência de carretas no perímetro interno para a realização de serviços básicos, como retirada de carga, baixou de 2 horas de permanência, para apenas 50 minutos neste ano. “Em alguns casos, atingimos permanências ainda menores, na casa dos 30 minutos”, comenta.

Novos Investimentos

A expectativa é que a produtividade do terminal portuário cresça em pelo menos 25% no próximo ano, após o término da instalação dos três novos guindastes ESP. “Entre 2021 e 2022 fizemos o maior investimento da nossa história, no valor de R$ 260 milhões. Com isso, vamos conseguir ampliar nosso píer e colocar em funcionamento equipamentos de alta tecnologia, que além de melhorarem nossa produtividade, vão permitir que as operações fiquem ainda mais sustentáveis”, explica DI Gregorio.

Imagem: Shutterstock

Fonte: Mercado e Consumo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui