LEOPOLDO FIGUEIREDO

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A necessidade de investimentos nos acessos rodoviários e aquaviários à Região Norte e os planos de expansão da Zona Franca de Manaus, com o parte da estratégia de reindustrialização em elaboração pelo Governo Federal, estão entre os temas que serão debatidos na edição deste ano do Norte Export – Fórum Regional de Logística, Infraestrutura e Transportes, que irá ocorrer hoje, dia 3, e amanhã, dia 4, em Manaus (AM) – capital que recebe o evento pela primeira vez. O fórum, que será transmitido on-line para todo o público pelo portal BE News (www.portalbenews.com.br), reunirá autoridades e lideranças empresariais da Região Norte e da União. Entre eles, estão o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, do Ministério de Portos e Aeroportos, Fabrizio Pierdomenico, e o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima (União Brasil). A situação dos acessos aos estados do Norte já deve ser destacada pelo próprio governador na solenidade de abertura do evento, marcada para as 18 horas desta segunda-feira.

Lima tem defendido investimentos na infraestrutura de transportes amazonense, em especial a reconstrução da BR319, a rodovia federal que liga Manaus ao restante do País. Em entrevista exclusiva ao BE News, publicada nesta edição, ele considerou que a recuperação da rodovia, que ainda apresenta trechos sem asfalto, é sua grande prioridade para o ano. Além de Wilson Lima e Fabrizio Pierdomenico, a solenidade de abertura reunirá o diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) Caio César Farias Leôncio; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo Dias Moura Ribeiro; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Evandro Pereira Valadão Lopes; o CEO do Brasil Export, Fabrício Julião, o presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos, e o presidente do Conselho doNorte Export e presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino.

A infraestrutura de acessos voltará a ser debatida em um dos painéis do segundo dia do fórum, assim como os planos de fortalecimento da Zona Franca de Manaus. Os temas desses painéis serão Operações logísticas na Região Amazônica – dificuldades, complexidades e soluções; A navegabilidade dos rios Amazonas e Madeira – propostas para melhorias; da Zona Franca de Manaus inserida na reindustrialização do Brasil e a redefinição das cadeias produtivas globais; e Acessos terrestres e hidroviários aos terminais portuários da região Norte. InfraJur Junto com o Norte Export, será realizada a primeira edição do InfraJur– Encontro Regional de Direito de Logística, Infraestrutura e Transportes.

O evento, que analisará questões jurídicas relacionadas com o setorde infraestrutura, ocorrerá nesta segunda-feira, das 15 às 18 horas, antes da solenidade de abertura do fórum regional. Meio ambiente e os impactos legais nos projetos de infraestrutura e Fatores ESG e Desenvolvimento Sustentável são os temas que serão discutidos nesse Infrajur. Este será o quarto ano consecutivo de realização do Norte Export, versão regional do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística, Infraestrutura e Transportes. Abertos a convidados, o fórum e o Infrajur vão acontecer no Quality Manaus Hotel. Eles são uma iniciativa e uma realização do Brasil Export, maior fórum de debates do País sobre transportes, logística e infraestrutura, e uma produção da Una Markeng de Eventos. Toda a programação será transmida on-line e de forma gratuita pelo portal BE News (www.portalbenews.com.br).

Parcipantes realizam visita técnica a Super Terminais

Empresários e autoridades que participam do Norte Export 2023 realizaram ontem, no final da tarde, uma visita técnica à unidade da Super Terminais, uma das principais instalações do Porto de Manaus (AM). Recebidos pelo diretor Marcelo Di Gregório, o grupo conheceu o píer flutuante da empresa, onde está construído um dos três novos guindastes adquiridos no ano passado. Com tecnologia de última geração, os três equipamentos são os primeiros movidos totalmente a eletricidade fabricados no mercado global (até então, os motores desses modelos tinham o diesel como combustìvel).

Fonte: CIEAM

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