Manaus Moderna>

Novo porto da Manaus Moderna, obra do governo federal que inicia na semana da eleição, custará cerca de R$ 900 milhões. A previsão é que os trabalhos durem 36 meses, mas o senador Eduardo Braga, que participou do anúncio, estima 26 meses.

Infraestrutura

Senador diz que porto foi uma luta dele com o senador Omar Aziz junto ao governo, e que obra será uma das mais importantes do estado

38 mil

Metros2

De laje a ser construída sobre 1.068 estacas. Atracação terá 1.200 metros.

Senador e candidato Eduardo Braga anunciou prazo de 36 meses, mas crê que porto fique pronto em até 26 meses

OMAR GUSMÃO

politica@acritica.com

Com uma laje de 38 mil metros quadrados construída sobre 1.068 estacas e área de atracação de 1.200 metros, o porto da Manaus Moderna está finalmente saindo do papel e do mundo das ideias. As obras já tiveram início e um maquinário composto de equipamentos de grande porte já se encontra na área em frente à Feira da Banana realizando as operações preliminares da construção.

Na manhã de ontem, o senador e candidato à reeleição Eduardo Braga (MDB) esteve no local para realizar o lançamento oficial das obras. “Finalmente, a obra do Porto da Manaus Moderna começou. Uma luta minha e do senador Omar. Durante alguns anos a gente veio lutando para conseguir viabilizar essa obra, que eu reputo uma das obras mais importantes de in-fraestrutura do estado do Amazonas”, declarou o senador.

De acordo com ele, a importância da obra se justifica no fato de que por lá vão passar praticamente um milhão de passageiros por ano, que vêm para Manaus e que vão de Manaus para o interior. “Além do que aqui vai ser operado sem dúvida nenhuma, mais do que 70%, 80% do movimento de carga e de passageiros da área fluvial do estado”, pontuou Braga.

PRAZO

Com o projeto do porto em mão, o senador esclareceu que não serão realizadas obras de aterro na área, já que a grande laje que será a base principal do porto será construída sobre estacas. Os equipamentos que já se encontram na área serão utilizados justamente para a implantação dos 1.068 pilotis que sustentarão a construção.

O contrato prevê 36 meses (três anos) de obra, com investimento de aproximadamente R$ 900 milhões, que serão disponibilizados pelo governo federal, o chamado Orçamento Geral da União (OGU). “Mas eu posso dizer que, pelo cronograma da obra, não faltando dinheiro, eu creio que nós vamos entregar essa obra em 24, 26 meses. Mas o contrato é de 36 meses”, disse o senador.

“Aqui vão ter condições de atracar todo tipo de embarcação, desde as pequenas, as médias e grandes embarcações que hoje atuam entre a capital e o interior do estado. É uma reorganização da cidade e a partir daí”, afirmou, revelando que já há conversas com o prefeito Renato Júnior para que haja obras de revitalização da orla do centro da cidade desde a região do Píer 355 e do Mirante Lúcia Almeida

“A ideia é que a gente venha reconstruindo a arquitetura do centro da cidade de Manaus, inclusive da Feira da Manaus Moderna, do Mercado Municipal, do Roadway, da Feira da Banana. Há um projeto de integração que vai, efetivamente, transformar o centro da cidade de Manaus”, disse.

ATIVIDADE ECONÔMICA

A expectativa é que a revitalização da orla mude “a alma do centro de Manaus”, transformando também a atividade econômica no entorno, gerando emprego e renda e potencializando a atividade turística e atividade comercial. “Nós estamos efetivamente com um projeto ambicioso para o centro da cidade de Manaus e eu espero sinceramente ter a oportunidade de poder contribuir com mais esse projeto estruturan-te e que vai revigorar, revitalizar o centro da cidade de Manaus”, disse Braga

De acordo com o senador, o projeto de revitalização da orla vem de muitos anos, mas dependia de um ordenamento da área portuária e do atendimento mais humanizado aos passageiros que vão e vêm do interior e a toda a movimentação de carga daquela região.

Destaque

Tamanho de algumas áreas do porto

01 – TERMINAL DE PASSAGEIROS – 2689 M2

02 – TERMINAL DE CARGAS – 825M2

03 – TERMINAL DE ENCOMENDAS – 825M2

04 – PRÉDIO ADMINISTRATIVO – 597M2

Saiba mais

>>São Raimundo

O senador anunciou também que serão realizadas obras no porto localizado no bairro de São Raimundo, de onde costumavam sair balsas para o distrito de Cacau Pirera, no município de Iranduba, antes da existência da ponte Rio Negro. “Tem uma coisa que eu ainda não disse pra vocês, é que além desse porto, o porto que quando eu estava no governo, eu fiz lá no São Raimundo, que era para as balsas que atravessavam o Cacau Pireira, lá também terá um novo píer e um novo porto de atracação”, revelou.

Porto terá entrada gratuita

Indagado se a população precisaria pagar para entrar no Porto da Manaus Moderna, a exemplo do que acontece no porto privatizado, o Roadway, a alguns metros do local onde está sendo iniciada a construção do novo porto, o senador respondeu que não.

“Aqui não, isso aqui é um porto público. Aqui as pessoas entrarão, pagarão obviamente pela passagem. Pagarão obviamente pelos serviços que os barcos vão prestar. Mas aqui é que nem aeroporto. Você entra gratuitamente e paga apenas os custos dos serviços que você vai usar. Você não tem que pagar como se fosse cinema para entrar. Nem os veículos vão pagar para entrar”, garantiu.

De acordo com o projeto, o porto contará com estacionamento, UBS Porte 5 (com Capacidade: Projetada para abrigar no mínimo 5 equipes de Saúde da Família e 5 equipes de Saúde Bucal), SAMU, terminal de passageiros, terminal de carga, terminal de encomendas e estação elétrica.

A partir da laje de 38 mil metros quadrados, onde estarão instaladas as principais estruturas do porto, pontes de 200 metros levam até os píeres de atracação das embarcações.

‘Vai melhorar muita coisa’

Entre as pessoas que se encontravam na Manaus Moderna, conferindo as máquinas iniciarem a construção do novo porto, o clima era de aprovação. “Acho que vai melhorar isso aqui, com certeza. Eu aprovo. Essa área aqui estava precisando disso”, afirmou Antônio Pereira de Aguiar, vendedor de picolés da área.

O vendedor de peixes Os-waldo Vital da Silva também acredita na revitalização da área. “Se Deus quiser, vai ficar bem melhor com esse portinho aí. Vai ajeitar aqui Manaus. Ajeitar aqui que o pessoal só joga lixo. Estava precisando mesmo. Vai valorizar aqui a área”, disse.

Maria Iracy Nunes da Silva, que trabalha vendendo café da manhã na feira do Parque Dez era a mais empolgada com o início das obras. “Vai melhorar muita coisa. Você imagina a nossa orla de Manaus sendo uma das melhores orlas que o Brasil vai ter, com o nosso transporte melhorando. Enfim, vai ser um espetáculo. Passageiros, turistas vão poder observar a nossa orla, a nossa feira aqui da banana, o nosso mercado, quando você vai trafegando no rio, você vai ver a belezura que Manaus apresentou”, opinou.

Fonte: Jornal Acrítica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui