A indústria de motocicletas no Brasil desempenha um papel crucial na economia do país, gerando um faturamento expressivo de R$ 26 bilhões em 2022, conforme dados da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus). Além de impulsionar a economia nacional, a produção de motocicletas desempenha um papel fundamental na promoção da mobilidade e na geração de renda para milhares de brasileiros.

Esse cenário positivo é amplamente atribuído à Zona Franca de Manaus, um instrumento de incentivo ao desenvolvimento sustentável que respeita padrões produtivos rigorosos, promove a preservação ambiental e busca minimizar desigualdades regionais. A Honda, presente em Manaus desde 1976, é um exemplo do sucesso desse modelo econômico.

A empresa japonesa acredita no potencial da Zona Franca de Manaus e já investiu mais de US$ 2,4 bilhões em infraestrutura, equipamentos, capacitação profissional, desenvolvimento de tecnologias e inovação. Esses investimentos consolidam a Honda como a maior fabricante de motocicletas no Brasil, liderando o mercado nacional de acordo com dados da Abraciclo e Fenabrave em 2023.

A unidade fabril da Honda em Manaus é uma das maiores do Polo Industrial da cidade, destacando-se pela verticalização de suas operações. Neste complexo, são realizados diversos processos produtivos, desde a fabricação de componentes até a montagem final das motocicletas. A operação brasileira se destaca como a maior fora do eixo asiático em termos de volume de produção.

Com mais de 8.000 funcionários diretos e cerca de 100 mil postos de trabalho em toda a cadeia produtiva, a Honda beneficia milhares de clientes anualmente. A Zona Franca de Manaus, ao proporcionar segurança jurídica, viabiliza investimentos contínuos da empresa em tecnologia, inovação e desenvolvimento humano.

Além dos benefícios econômicos, a Zona Franca também desempenha um papel crucial na proteção da Floresta Amazônica. A empregabilidade gerada na região inibe atividades predatórias, contribuindo para a sustentabilidade da região.

A Honda reafirma seu compromisso com a Zona Franca de Manaus, reconhecendo o papel vital desse modelo econômico na promoção do desenvolvimento socioeconômico e na preservação ambiental da região. A empresa parabeniza os parlamentares do Amazonas pelo trabalho desempenhado na defesa da Zona Franca, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

Fonte: AM POST

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui