Tempo médio de permanência dos turistas no estado foi de 6,6 dias e 28% deles visitaram o Amazonas pela primeira vez

O turismo no estado do Amazonas teve um impacto significativo na economia, de acordo com levantamento realizado pela Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). Nos primeiros quatro meses de 2023, o estado recebeu 55.930 turistas, que injetaram aproximadamente R$ 170 milhões na economia local.

Isso representa um crescimento de 8,3% na movimentação turística em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Os dados mostram que cerca de 24% dos turistas que visitaram o Amazonas nesse período eram estrangeiros, sendo os principais emissores os Estados Unidos, Alemanha, Colômbia e Suíça. Entre os turistas domésticos, os estados de São Paulo, Pará e Roraima se destacaram como os principais visitantes.

“Cerca de 56 mil turistas tiveram como destino o Amazonas e cada um teve um gasto em média de R$ 3 mil. Isso demonstra que a nossa política vem dando certo, a retomada de voos internacionais importantes vem dando resultado e para a gente isso é muito positivo, geração de emprego e renda oportunidade aqui na capital e no interior”, destacou o presidente da Amazonastur, Gustavo Sampaio.

O tempo médio de permanência dos turistas no estado foi de 6,6 dias e 28% deles estavam visitando o Amazonas pela primeira vez. O perfil do turista típico inclui homens casados, com idade média de 39 anos e formação superior. A maioria dos visitantes chega sozinha, mas 20% deles vêm acompanhados de suas famílias.

Principais destinos turísticos no Amazonas

Os principais destinos turísticos no Amazonas, de acordo com a Amazonastur, são Manaus, Presidente Figueiredo, Parintins, Rio Preto da Eva, Iranduba, Novo Airão e Barcelos.

Quanto às atividades turísticas mais populares, destacam-se trabalho e negócios, visitas a amigos e parentes, gastronomia amazonense e participação em eventos como feiras, congressos e shows.

Comparando com o ano anterior, houve um aumento na movimentação de turistas no estado. Em 2022, o total foi de 363.843 turistas, enquanto em 2021 foi de 348.082, representando um crescimento de 4,53%.

No primeiro quadrimestre de 2023, a movimentação parcial de turistas foi de 55.930, um aumento de 8,31% em relação ao mesmo período de 2022, que registrou 51.635 turistas.

Fonte: Real Time1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui