A visita do ministro Márcio Elias Rosa a Manaus também será marcada por um evento do Inmetro voltado para cerca de 500 indústrias do polo industrial.

Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas

Publicado em: 24/06/2026 às 07:39 | Atualizado em: 24/06/2026 às 12:11

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançará em Manaus um programa voltado à modernização das indústrias da Zona Franca de Manaus (ZFM), com a apresentação de uma metodologia brasileira de certificação da maturidade 4.0 que promete reduzir drasticamente os custos de adesão das empresas ao processo de digitalização industrial.

A iniciativa, que será apresentada durante a visita do ministro Márcio Elias Rosa à capital amazonense, permitirá que cerca de 500 indústrias do Polo Industrial de Manaus utilizem recursos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para renovar máquinas e equipamentos e acelerar a transição para a indústria 4.0, fortalecendo a competitividade do parque fabril local.

Segundo o presidente do Inmetro, Márcio André Brito (foto), será apresentada uma metodologia brasileira para certificação da chamada maturidade 4.0, que mede o grau de digitalização dos processos e equipamentos das empresas.

Até então, explicou, o setor dependia de uma metodologia alemã desenvolvida pela Acatec, cujo custo chegava a R$ 5 milhões por empresa, inviabilizando a adesão das indústrias instaladas em Manaus.

Por determinação do ministro Márcio Elias Rosa, o Inmetro desenvolveu um sistema nacional e publicou uma portaria regulamentando o processo. O custo da certificação cairá para cerca de R$ 70 mil.

Com o certificado emitido pelo Inmetro, as empresas poderão utilizar recursos previstos na legislação de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para renovar máquinas e equipamentos, acelerando a transição para a chamada indústria 4.0.

Fonte: BNC Amazonas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui